A Competência número 1 para Liderar Pessoas

Quando você ganha uma posição formal de liderança, ganha liderados, ganha uma equipe, o jogo muda radicalmente. O seu trabalho não é mais executar coisas sozinho. O seu trabalho é fazer os outros executarem as coisas. 
Nos meus Programas de Desenvolvimento de Líderes e Gerentes eu trabalho além das habilidades de relacionamento, ferramentas de gestão, que é a minha expertise. São ferramentas usadas com vários clientes e com ótimos resultados, ferramentas usadas por mim mesma nos meus projetos, e que são as mesmas ferramentas que o Grupo Zema por exemplo usam com seus Líderes.
 
Conseguir sucesso com o trabalho dos outros é um conceito essencial para a liderança como fator de crescimento e expansão.

 

Ser um bom líder de pessoas tem 3 coisas que mudam. O primeiro é o que você faz. Você deixa de ser operacional para se tornar uma pessoa estratégica. E seu pensamento e postura precisam acompanhar essa mudança. Seus papéis e responsabilidades mudam muito. A segunda coisa que muda é como você administra o seu tempo. Além do seu tempo você irá administrar o tempo de outras pessoas também. E outra coisa que muda é o que você chama de resultado. O seu resultado agora é o resultado dos outros, da equipe, da cooperação que leva a ação.

 

No Programa de Desenvolvimento de Líderes eu trabalho 5 Competências Essenciais do Líder dos Outros. Aqui no blog eu vou falar da Primeira Competência. E se você quiser desenvolver suas competências como Líder é só você entrar nesse link e deixar seu número que eu entro em contato com você. 

 

A Primeira é Competência Essencial do Líder dos Outros é Transmitir a Mensagem.
 
É muito comum escutar essa frase dos meus clientes: Eu peço, peço e minha equipe faz tudo ao contrário!

 

Se você pede, pede e sua equipe faz ao contrário você está pedindo errado. Fomos treinados a nos comunicar dizendo o que não queremos. E esse é o primeiro ponto-chave para transmitir uma mensagem clara:

 

1.      Dizer o que quer
 
O segundo é falar com firmeza, pra fora. O tom de voz é muito importante para que as pessoas nos deem credibilidade.

 

2.      Falar com firmeza e pra fora

 

O terceiro é olhar nos olhos. Olhe nos olhos das pessoas. Se você está falando para várias pessoas escolha uma ou duas que estão vibrando com o que você diz e use-as como ponto de visão. Não basta firmeza na voz, é preciso firmeza no olhar, e seus gestos não podem invadir o espaço do outro. Parece chatice mas não é. Faz toda diferença.

 

3.      Olhar firme e direcionado e cuidar dos gestos
 
O quarto é acreditar no que você está dizendo. Se você não acredita, imagina os outros?

 

4.      Acredite no que você está dizendo

 

Para te ajudar a transmitir bem mensagens use Ferramentas de Gestão. A minha preferida é o tradicional  5w2h, porque além dela ser uma ferramenta de gestão ela é também um guia perfeito para comunicação.
 
5.      Use ferramentas de gestão

 

E pra finalizar essa parte de como transmitir a mensagem eu vou te contar como eu falo com minhas equipes e como eu treino os líderes que se encaixam no mesmo perfil que o meu.
 
 
Eu transformo cada objetivo em uma missão. Nas minhas equipes não existe a palavra problema, eu troco por desafio. Sente como soa melhor? Em minhas equipes somos todos realizadores. Então eu chamo as pessoas, falo da missão, que normalmente é o projeto ou o objetivo, quebro a missão em desafios e cada desafio vencido é uma realização quecelebramos a vitória. Se você se identificou com o estilo eu te empresto meu método.

 

Durante o Programa de Desenvolvimento de Líderes eu conto com a ajuda de profissionais de voz para te ajudar a ser um expert em transmitir sua mensagem. Você vai aprender exercícios de voz, técnicas coaching de comunicação objetiva, postura corporal e imagem que vão te ajudar a ser ouvido pela sua equipe e por platéias. Isso vai te ajudar a fechar mais negócios ou contratos, a vender mais e a projetar sua imagem de acordo com os seus objetivos. Achou interessante? Copie e cole esse link https://goo.gl/EhGSkN no seu navegador e saiba mais informações sobre o Programa e as datas disponíveis. 
 
Gostou? Compartilha! Deixe seu comentário aí embaixo me falando o que você achou. Eu sou a Ana Marques e Faz que Acontece! Até semana que vem. 

COMPARTILHE NO:

COMENTÁRIOS